sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Os transitos de Saturno I - esboço de uma introdução

Aproveito aqui para falar, de maneira um pouco genérica, sobre os trânsitos de Saturno.
Antes, uma consideração de ordem prática: o trânsito de Saturno significa que, em dado momento, Saturno está num determinado ponto do céu, e este ponto se relaciona com algum ponto do mapa natal. Simples assim.
Então, Saturno. Pra quem já ouviu algum astrólogo falar, sabe que Saturno não tem lá uma fama muito boa...
Saturno é associado com o princípio de "realidade" em nossa vida.
Muitas vezes na vida imaginamos, pensamos, refletimos sobre esse ou aquele assunto de modo pouco realista. Contudo, é comum que chegue uma hora que algum evento ocorra e nos "obrigue" a lidar com aquele assunto de um modo direto, objetivo, muitas vezes penoso. Choque de "realidade." Esse é um momento de Saturno: fazer as contas, botar na balança, avaliar, peneirar.
Isso ocorre pois Saturno apresenta uma situação destacando sua faceta mais árida, limitante, objetiva. E isso, necessariamente, se confronta com a imagem que projetamos previamente.
Portanto, o planeta ou casa do mapa natal que receber um trânsito de Saturno, expressará suas características de maneira mais difícil, mais limitada, ou mesmo terá sua energia bloqueada. E por quê?
Porque a mensagem que está implícita é: esse jeito com que você lida com essa área de sua vida não lhe serve mais. Então, "menos". É preciso avaliar para perceber o que cortar: aquilo que perdeu a utilidade, envelheceu, caducou: virou um fardo sem sentido. A não ser que o sentido seja manter algo apenas porque nos acostumamos.
E aceitar isso, geralmente, dói. Dói porque o momento de descida onda é mais difícil, porque contrair é mais difícil que expandir. Aliás, se alguém pensou em termos musculares, acertou. Sintam os músculos se contraindo e relaxando (expansão); Como é?
Portanto, vamos imaginar que Saturno está em trânsito fazendo uma conjunção com Mercúrio. O uso da energia de Mercúrio, que está ligada ao transporte - de pessoas, de informações, de dinheiro, de idéias - será, então, testada, examinada, auditada. Seremos confrontados, através de situações externas, com o modo como realizamos esse "transporte" mercurial. Por exemplo, podemos ter que realizar um concurso ou uma prova escrita. Ou lidar com documentos de uma maneira mais criteriosa. Ou termos muitos desentendimentos em conversas. Ou talvez nem queiramos conversar muito. Mal-entendidos. Dor de garganta? Pode ser.
E isso é difícil. Porque perceber essas limitações nos fazem ter de "abaixar" - o símbolo de Saturno é um homem ajoelhado em frente a uma cruz, o limite - frente a algo e aceitar o que as condições nos impõem. O que pode fazer alguma diferença é "como" nos ajoelhamos.

Sem comentários: