quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Escorpião e as metamorfoses

Aproveitando que o o Sol transita pelo signo de escorpião, vou fazer algumas considerações sobre esse signo, muitas vezes pouco compreendido e com uma fama meio negativa, justamente por causa do animal a que ele é associado.

Escorpião é o signo das profundezas. Aliás, a expressão "estar no buraco" pode ser lembrada aqui: um buraco fundo, com pouca luz e onde quase ninguém tem coragem de entrar. Essa é uma das faces do escorpião, com certeza.
Mas podemos pensar também: o que um lugar assim pode trazer? Bem, se não há luz (entendida aqui como clareza, razão) nos resta entrar em contato com a nossa face mais visceral, instintiva, pungente. Aliás, pra sair de um buraco será que adianta ficar pensando muito? Por isso, creio que "estar nas trevas" (de vez em quando) é muito importante, pra podermos reconhecer o que trazemos de oculto conosco.
Esse traço é muito característico nos escorpiões: geralmente ficam entocados, não mostram o que sentem e muito menos quais são as suas reais intenções. Também sentem uma espécie de atração/repúdio sobre o lado menos luminoso da natureza humana. Arrisco também dizer que manipulam os outros e as situações seguindo uma forte intuição - misturada com instinto de sobrevivência.
Mesmo um escorpião - ou escorpiã - falante não se mostra: fala, fala, mas está sempre com as antenas ligadas, captando algo de imaterial no ar (nesse ponto, se aproximam dos seus irmãos aquáticos, os Peixes.)
E toda essa intensidade com que se realaciona com as coisas/situações/pessoas pode gerar também um forte apego, que tem sua origem no controle. É como se o escorpião percebesse a estrutura mais profunda das pessoas e tentasse, com muito esforço, controlá-la. Daí a fama de ciumento e desse signo.
Paradoxalmente, o escorpião atira-se tão fundo nas coisas que acaba por, em algum nível, destruí-las, exaurindo por completo uma relação, uma experiência, um emprego, um ideal. Porque cada mudança dói pra todos nós, mas pra um escorpião ou escorpiã é mais do que isso: é uma morte, quase literal. Ele troca de pele. Ele se queima em sua própria chama, como uma Phoenix, para ressurgir posteriormente, mais forte. Aliás, tome força!
Tenho um amigo escorpiônico que atira-se, obssessivamente, em coisas diferentes ao longo dos tempos: já foi viciado em basquete, quando adolescente: treinava diariamente, só falava disso, se vestia com os jogadores; depois, descobriu o forró. Então frequentava casas noturnas de segunda a segunda, dançando como um doido, além de beber e fumar compulsivamente; há alguns anos descobriu a yoga, largou a bebida e o cigarro, e pratica diariamente, além de aplicar -excelentes - massagens. Mas tudo é intenso e extremo!
Podemos aproveitar esse momento do Sol transitando pelo signo de escorpião pra nos aprofundarmos nas coisas que fazemos, pra termos "aquela" conversa com alguém, ou simplesmente pra mergulharmos um pouco em nossos demônios pra sairmos mais fortalecidos.
E, citando Nietzsche: "Na escola bélica da vida, aquilo que não me destrói me torna mais forte".
Saravá!

2 comentários:

ilana disse...

Gostei de te ler, Peco.

pedro disse...

Oi Ilaninha, valeu! em breve, um post sobre Sagitário....