terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Para quê Astrologia? esboço de análise do mapa de Israel

Para quê Astrologia?

Para quê Astrologia se Israel acaba de matar 300 palestinos e justificou sua ação com a frase “O objetivo é estabelecer uma nova realidade”? Para quê serve a Astrologia num momento como esse?
Meu primeiro impulso é dizer: pra nada. Nada, frente a tão nefasta conjuntura, faz sentido – a não ser parar essa matança (genocídio? sim), perpetrada por uma dita política “de paz”.
Meu segundo impulso é analisar o mapa de Israel, fazendo os devidos ajustes por se tratar de um mapa de um país.

Israel foi fundada em 14 de maio de 1948, às 16h:37, em Tel Aviv. Fonte: www.astrodatabank.com

O Estado de Israel é Touro com ASC Escorpião, sendo regido por Marte e Plutão. Esses planetas estão na Casa X, além de Saturno e Lua, esta em conjunção com o Meio-do-Céu.
De cara, chama a atenção o foco belicista (Marte exaltado na Casa X), movido pela ânsia de poder e controle (Plutão e Saturno na Casa X). A Lua em conjunção ao Meio-do-Céu indica popularidade do país (ainda mais por estar num signo dramático como Leão) mas o objetivo principal desse mapa, expresso pelo Meio-do-céu, é: território, nação, origens (por mais irônico que isso possa significar.)
Já que isso é um tema presente na gênese do próprio país, temos de analisar a Casa IV e seus regentes.
Com Aquário nesta Casa, é esperado mudanças súbitas, reforçado por Urano estar em oposição a Júpiter – o imprevisível ampliado. Tranquilidade? Pouco provável.
O Steliumm (concentração de planetas em um mesmo signo ou casa) no signo de Leão e na Casa X significa duas coisas: Israel precisa atuar como o líder (Leão) nas questões relativas à ordem social/política (Casa X). Saturno é muito forte nesta casa, reforçado pela conjunção a Plutão: Ambição e autoritarismo, vibrando sempre juntos.
Retomando o regente do Mapa – Marte – notamos que ele está em Leão, o que pode significar que seu impulso de luta, de afirmação pessoal tem or objetivo visibilidade social – ser considerado “the greatest”. Este aspecto, que poderia significar apenas uma liderança nata, está em quadratura com o Sol. E aí? Aí que a natureza, a essência desse país é conservadora, materialista, sólida, apegada; O touro israelense tem pavio curto, é agressivo e autoritário.
Marte faz um trígono com Júpiter em Sagitário, seu domicílio. Bom, o poder bélico (Marte) está bem dosado e parece jorrar continuamente (trígono júpiter), advindo sobretudo da capacidade de inspirar fé nas pessoas – Júpiter é o guardião da fé e dos líderes religiosos.
Dois últimos tópicos pra concluir: A força política de Israel depende de sua capacidade de estabelcer parcerias e acordos, e esse é o ensinamento que esse país deveria ter em larga escala – Sol, dispositor do Steliumm em Leão está na Casa VII, ao lado do nodo Norte. É isso que Israel tem de aprender e divulgar ao mundo: entender-me a partir do outro. Irônico, né?
Por falar em comunicação, um aspecto deveras interessante: Netuno está domiciliado na Casa XII em trígono exato com Mercúrio na VIII, ambos em signo de ar, o que proporciona uma influência religiosa poderosa e que espalha-se rapidamente (Mercúrio em Gêmeos) através de idéias que fixam-se intensamente (Mercúrio na Casa VIII.) Israel é, sem dúvida, a guardiã de um ensinamento religioso profundo e de extremo valor. É uma fonte.
Por fim, uma observação geral: o excesso de planetas em signos fixos reforça a falta de flexibilidade e jogo de cintura. A mudança em Israel acontece através de quebras e reconstruções, cacos e cimento.
Agora, pra quê tanta morte? Não compreendo.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Ascendente

Hoje mesmo uma conhecida me perguntou: "Quero fazer uma análise do meu mapa com ênfase no meu Ascendente, pois soube que ele fica mais forte com o passar do tempo." Fiquei com cara de paisagem. Mudei de assunto, mas aproveito essa deixa pra fazer uma breve explanação sobre o tema.
A maior parte da literatura sobre esse assunto associa o signo Ascendente - que estava ascendendo na hora do nascimento - com a noção de persona. Persona, para os gregos, eram aquelas máscaras enormes que os atores usavam quando interpretavam as peças; estas, por sua vez, impediam que o público visse sua expressão enquanto interpretavam, ficando apenas com o som de sua voz e com sua expressão corporal (que, até onde sei, era bem pouca.)
Essa imagem é bacana pois explora dois aspectos do Ascendente: a fixidez de sua natureza - pois a máscara é estática - e a idéia de "canal" através do qual o sujeito se expressa. Aliás, persona quer dizer "soar através."
Ainda nessa linha, há uma explicação muito boa no livro "As doze casas", de Howard Sasportas (obrigatório), que associa o Ascendente a um filtro, uma lente: é através do enfoque determinado pelo signo Ascendente que destacaremos certos aspectos da realidade em detrimento de outros; da mesma forma, ele modula o canal daquilo que somos internamente com
o universo externo. Lente, filtro, porta: deixa entrar, deixa sair.
Assim, o Ascendente seria o veículo que utilizamos em nossa vida, o personagem principal, o modo como primeiro abordamos uma questão, os inícios, o nascimento, o corpo físico.

Assim, voltando ao início do texto, não faria muito sentido pensar que o Ascendente torna-se mais forte com o passar do tempo; em tese, deveríamos buscar mais o sentido profundo do Sol - e do mapa como um todo - para integrar-nos com nós mesmos.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Transitos de Saturno II - esboço de uma interpretação

Mantendo o mesmo tema anterior mas mudando um pouco o tom da prosa, continuamos falando sobre os possíveis efeitos de um transito de Saturno sobre os planetas.
Vamos imaginar que Saturno esteja em aspecto com seu Sol. Bom, a luz da casa está queimada, obscurecida. Resultado? Tá difícil brilhar, ter clareza sobre si mesmo, pois há uma tendência a enxergar tudo cinza, escuro. "Acabou a força" vale como expresão síntese: a vitalidade não vai lá muito bem, não. E o que podemos fazer quando a estamos na escuridão? Uma boa opção é meditar, ficar quieto, não começar nada - já pensou iniciar algo no escuro? - olhar pra dentro, onde está a verdadeira luz, o coração - associado ao Sol, doador de vida.
Agora vamos imaginar Saturno se encontrando com a Lua. Aquilo que está presente em todos os momentos, aquela mãe que nos conhece, nos acolhe, prepara a comidinha que tanto gostamos, dá colo. Bom, ela não está agora. Foi trabalhar. Ou está meio fria. Nossos sentimentos estão meio travados. Tem pouca comida (congelada), a casa. Rola melancolia, nos sentimos sozinhos. "Chato pra burro", como diria Nelson Rodrigues. O que fazer nesse momento? Hum, a ver: não julgar os sentimentos alheios nem pautar-se principalmente por eles. Deixar passar, sentir sem vergonha, observar os padrões emocionais, chorar sem dó nem piedade de si. Marisa Monte e Arnaldo Antunes cantam isso em De mais ninguém
A sala, o quarto, a casa está vazia,
A cozinha, o corredor
Se nos meus braços ela não se aninha,
A dor é minha.







sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Os transitos de Saturno I - esboço de uma introdução

Aproveito aqui para falar, de maneira um pouco genérica, sobre os trânsitos de Saturno.
Antes, uma consideração de ordem prática: o trânsito de Saturno significa que, em dado momento, Saturno está num determinado ponto do céu, e este ponto se relaciona com algum ponto do mapa natal. Simples assim.
Então, Saturno. Pra quem já ouviu algum astrólogo falar, sabe que Saturno não tem lá uma fama muito boa...
Saturno é associado com o princípio de "realidade" em nossa vida.
Muitas vezes na vida imaginamos, pensamos, refletimos sobre esse ou aquele assunto de modo pouco realista. Contudo, é comum que chegue uma hora que algum evento ocorra e nos "obrigue" a lidar com aquele assunto de um modo direto, objetivo, muitas vezes penoso. Choque de "realidade." Esse é um momento de Saturno: fazer as contas, botar na balança, avaliar, peneirar.
Isso ocorre pois Saturno apresenta uma situação destacando sua faceta mais árida, limitante, objetiva. E isso, necessariamente, se confronta com a imagem que projetamos previamente.
Portanto, o planeta ou casa do mapa natal que receber um trânsito de Saturno, expressará suas características de maneira mais difícil, mais limitada, ou mesmo terá sua energia bloqueada. E por quê?
Porque a mensagem que está implícita é: esse jeito com que você lida com essa área de sua vida não lhe serve mais. Então, "menos". É preciso avaliar para perceber o que cortar: aquilo que perdeu a utilidade, envelheceu, caducou: virou um fardo sem sentido. A não ser que o sentido seja manter algo apenas porque nos acostumamos.
E aceitar isso, geralmente, dói. Dói porque o momento de descida onda é mais difícil, porque contrair é mais difícil que expandir. Aliás, se alguém pensou em termos musculares, acertou. Sintam os músculos se contraindo e relaxando (expansão); Como é?
Portanto, vamos imaginar que Saturno está em trânsito fazendo uma conjunção com Mercúrio. O uso da energia de Mercúrio, que está ligada ao transporte - de pessoas, de informações, de dinheiro, de idéias - será, então, testada, examinada, auditada. Seremos confrontados, através de situações externas, com o modo como realizamos esse "transporte" mercurial. Por exemplo, podemos ter que realizar um concurso ou uma prova escrita. Ou lidar com documentos de uma maneira mais criteriosa. Ou termos muitos desentendimentos em conversas. Ou talvez nem queiramos conversar muito. Mal-entendidos. Dor de garganta? Pode ser.
E isso é difícil. Porque perceber essas limitações nos fazem ter de "abaixar" - o símbolo de Saturno é um homem ajoelhado em frente a uma cruz, o limite - frente a algo e aceitar o que as condições nos impõem. O que pode fazer alguma diferença é "como" nos ajoelhamos.